segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Colírio Nerd, há cem anos



O Colírio Nerd dessa segunda-feira bonita é, finalmente, um brasileiro. E sem bairrismo, mas cheia de mel, venho dizer que o nosso colírio nerd, sabe ser como nenhum um outro e com um charme único.
Adoniran Barbosa, nome de guerra e balada de João Rubinato, completou há alguns dias seu centenário de nascimento. O gato não gostava de estudar chegando abandonar a escola quando criança e, nesse sentido, ficaria até contraditória a sua presença ilustre aqui no Desamélias. Apesar disso, coisa mais comum é ver os nosso queridos estudantes, doutores e pseudo-intelectuais babando o ovo do nosso colírio. E não é pra menos, apesar de ser chique e cult gostar de Adoniran, as músicas fazem por merecer sozinhas e agradam até quem não é fã de samba. Enfim, como aqui a gente quer saber mesmo de inteligência, garanto que ninguém aí vai duvidar que o nosso colírio tinha de sobra.


Responsável por dar uma cara totalmente nova para o Samba, o gato sabia ser um charme. Suas músicas, que ficaram famosas pelo charme dos neologismos, sempre tinham uma pitada sexy, um qualéqueé de malandro pegador. Além das deliciosas ironias. Que mulher que não adora um homem irônico e, melhor ainda, bom bebedor? Fica tudo que nem mariposa em volta da lâmpida....


A gravata e o chapéu também foram suas marcas registradas de sensualidade, sem falar dos jogos com rimas e retomadas dos dialetos paulistanos.

É isso, o nosso Colírio Nerd se despede com samba no pé, charme no bigode e frechada no olhar...

3 comentários:

SuperNey disse...

OOOOOOO hominho bão ele, né???
Ontem aqui em casa "nóis catentemo" em homenagem a ele...mas papo sério, incrível o legado desse 'hominho' né??? eu AMO!

Cláudia A. disse...

ah, adoniran...(suspiro)

Danones disse...

O pior é que ele não era de se jogar fora não, viu?!