sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Até tu, Chico

Posso apostar meus culhões que qualquer uma de vocês dá ao menos um suspiro e três vivas ao ouvir aquele garotão meia idade popularmente conhecido como Chico Buarque.
Agora saibam vocês que o mesmo garotão meia idade, nas palavras de Caetano Veloso, disse naqueles tempos áureos: "Maria Bethânia a gente obedece, não discute". O discurso completo é do Filme Outros Doces Bárbaros (2002), mas o negócio é que se até Chico Buarque é intimidado por Maria Bethânia nós, mulheres contemporâneas, devemos ao menos ouvir o que ela tem a dizer.




Sacaram?

Maria Bethânia é uma baiana nascida em 1946 e teve seu nome escolhido por seu irmão, Caetano Veloso, inspirado pela valsa interpretada por Nelson Gonçalves, Capiba.
A arte já nascia antes mesmo da menina que se tornaria a maior intérprete brasileira a partir da década de 60 quando mudou-se para Salvador e, ao lado de Caetano, iniciou suas participações em teatros e musicais.
Alguns críticos da velha época afirmavam que Bethânia não era capaz de compor suas próprias canções tendo em suas interpretações sempre distintas autorias musicais. Ora, minha gente, tendo amigos como Caetano, Gilberto Gil e Chico Buarque quem é que se atreve a compor?


Sou sim, mas sou Bethânia

Se em 2011 a vida das desamélias não é tão fácil assim, imaginem na década de 70. A conversa que rola nos bastidores da história da música é a seguinte:
No palco, Bethânia interpretava uma de suas canções diante de um público excitado. Deveria estar vestindo algo como calças largas brancas ou coloridas, blusa realçando a silhueta magra e definitivamente sem sutiãs. O fato que se tornou bordão entre uns e outros ocorreu quando um rapaz do público gritou ao final de uma canção: SAPATÃO!
Eu não sei vocês, mas Maria Bethânia voltou-se ao microfone disparando: Sou sim, mas sou Bethânia, e você, quem é?
Ousadia pouca é bobagem!


Chico Buarque pode até se intimidar com a baiana, mas voltem lá aos 3:35 e vejam Bethânia se rendendo ao garotão dos olhos azuis caindo no samba.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gente, isso está forçado demais. Não tem nada anormal no vídeo. Parem de forçar tanto.
Sexo faz parte da vida, é legal ser safado(a) mas, tem um limite né? Vcs estão perdendo a criatividade com essa coisa de se esforçar tanto para achar merda em tudo

Rosa disse...

tai uma pessoa que num tendeu nada do texto

Carol disse...

é, acho q ñ entendeu msm.:/