Quando o assunto é cozinha visto o salto de amélia e requebro com a colher de pau. Mentira, mas a minha mãe, que não é desamélia por uma questão de época, tem algumas cartas gastronômicas na manga e eu vou testando daqui, recheando dali...
A receita da noite de ontem foi a Torta de Madame. A criatividade infame do nome é de total criação minha, absolvam as ofensas à minha mãe.
Antes de colocar o avental dá o play nesse funk com letra e adaptação de duas mulheres de cama, mesa, cozinha e harmonia: Leci Brandão e Mariana Aydar, respectivamen
te.
Mas os meninos também podem colocar o avental, viu? Essa receita é coisa rápida e fácil, dá pra convidar alguma desamélia para tomar aquele vinho e zás...
Torta de Madame
Ingredientes (massa)
2 ovos
1 xíc. (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de leite
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes (recheio)
1 vidro de palmito
1/2 cebola picada
2 tomates picados
Azeitona picada (a gosto)
200 gramas de queijo
3 colheres (rasas) de requeijão
5 colheres (sopa) de massa de tomate
Salsinha picada (a gosto)
Sal (a gosto)
1 pitada de orégano
Como em toda boa receita, o recheio neste caso também pode entrar numas de criatividade. Dos simples atum e sardinha (final de mês a gente sabe como é) aos mais sofisticados camarão e carne seca com tomate seco. O lance é acertar a mão na massa e no tempero do recheio com as combinações certas.
Mão no recheio
O preparo do recheio segue as regras básicas do bom refogado. Fritar a cebola (até dourar) colocando em seguida o palmito, o tomate, sal e os temperos. Há quem não goste de usar ervas desidratadas como tempero, mas eu sempre aposto num orégano ou manjericão. Uma pitada de coloral também é um truque.
Deixe o refogado tampado em fogo médio por aproximadamente 5 minutos.
Coloque a azeitona e a salsinha picada seguidos da massa de tomate.
Deixar em fogo baixo até o molho fervilhar (aproximadamente 5 minutos).
Acrescente o requeijão com o refogado pronto e misture.
O queijo será usado apenas na montagem da torta.
Uma dica esperta é colocar uma pitada de açúcar após o tomate. Não altera o sabor do recheio e tira a acidez do tomate.
Mão na massa
A massa originalmente materna é batida na batedeira, mas como estamos na pós-modernidade e batedeira ficou no armário das amélias nós podemos usar o liquidificador mesmo. Embora a batedeira faça o milagre dos deuses na massa, o liquidificador cai muito bem.
Bata os ovos junto ao óleo até que formem uma mistura homogênea. Em seguida misturar o leite, o sal e a farinha. Bater de 5 a 10 minutos.
Acrescentar o fermento com o liquidificador desligado e misturar apenas com a colher.
Mão na forma
Cobrir com uma camada fina da massa o fundo de uma assadeira média. Depois coloque todo o recheio espalhando com cautela para que não misture com a massa. Cubra o refogado com fatias de queijo.
Para cobrir com a massa restante utilize uma colher e vá espalhando para que o recheio fique todo coberto.
Aqueça o forno previamente e deixe assar em fogo médio entre 25 e 40 minutos (até dourar a massa).
Rápido e fácil, não? Nos enviem os comentários no desamelias.gmail.com contando se aprovaram a receita que trago outras delicinhas aqui pra vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário