domingo, 24 de julho de 2011

A chave e a fechadura; a guerra dos sexos.

Queridos,

como é  a minha última semana de férias, a água bateu na bunda e deu aquela vontade louca de fazer tudo que eu tinha me prometido fazer ao longo das férias. Claro, tudo de uma vez. Entre essas inúmeras coisas, começo com a revitalização e atualização desse querido blog.
Pedi sugestões de pauta, muitas interessantes vieram, outras nem tanto, vou tentar abordar os pontos em comum de algumas delas e lançar para discussão. Não tem como mudar tanto o foco, a guerra dos sexos continua.
Sem querer cai no facebook de uma mulher querida  e de muita atitude (Carol Lara), e havia surgido uma discussão sobre o eterno erro masculino que, no ímpeto de se gabar, acabam falando sempre demais, enquanto as mulheres  carregariam o bom senso e a manipulação nas relações interpessoais. Lembrem-se que sou mulher, parcial e que a minha opinião pode ser desprezada se lhes for conveniente, o que eu quero mesmo é a discussão.
Em meio a essa discussão chegamos à metáfora da Chave Mestra: eu lembrei do péssimo filme de terror que mesmo sendo péssimo me enche de medo e fiquei confusa. Com calma e gentileza, a Carol me explicou:
Então, Rosa, essa metáfora que o D. G usou sobre a chave e a fechadura, é uma coisa que eu já vi alguns meninos usarem para falarem algo do tipo: A gente pode chegar numa mulher, mas se a mulher tem essa mesma atitude, ela não vale nada. Não sei se ele usou nesse sentido, mas o sentido que eu conheço tem a ver com isso.

Que velha discussão: mulheres podem ter atitude, mulheres não podem ser fáceis, homens não podem ser lerdos, homens tem que ser incisivos. Será? Não me lembro de ter esperado passivamente para me relacionar com nenhum rapaz. Tá, eu sempre preferi os tímidos, mas se eu fosse me importar com a ordem regular do chaveco, eu não teria me divertido tanto.



Junto à linda metáfora da chave e fechadura, toco de leve um outro assunto trazido para o baile da guerra dos sexos, com uma visão oposta: gradativamente, as mulheres se sentem mais libertas, social e sexualmente e com isso jogam com os homens que ficam perdidos, ora com a faceta querocasareter8filhos, ora com a deusaavassaladoradosexo que não se importa com os sentimentos de ninguém.

Duas realidades opostas, duas posições para as mulheres.

E porque eu vi o Miss Brasil ontem e não resisti: mulheres sem conteúdo e bonitas ainda são requisitadas, quistas e pouco julgadas. Justo. Homens bonitos e sem conteúdo têm a mesma procura?



Vou contar um causo, não importa se é real ou não. É o esteriótipo de muitas conhecidas:

Mulheres bonitas, finas, elegantes, inteligentes, descoladas, bem resolvidas conhecem caras legais, inteligentes, descolados, cults. Mulheres bonitas, finas, inteligentes, descoladas bem resolvidas preferem se divertir com caras burros, mal vestidos, que não curtem Almodóvar, não sabem quem é Monet e tem "urticária de museu", mas que tem o ilíaco bem marcadinho (Carol desamélia, é esse o nome daquela parte deliciosa da barriga tanquinho dos caras), as costas imensas e aquela tremenda disposição. Depois, se ele virasse pizza ligth de escarola seria legal, mas mesmo assim elas preferem esses caras.

Muito descolada a pessoa que pensa assim. Eu acho digno e justo. Mas vejamos o outro lado.

O cara inteligente, descolado, bem vestido, gostoso e hetero prefere sair com a platinada, cabelo liso, silicone  e malhosó5vezesporsemana, com a legging, a bota de salto plataforma e o minivest de oncinha. Nós, nerds, elegantes e nem tão gostosas achamos um absurdo, ela ri de qualquer coisa, não entende piadas sarcásticas, não sabe nada de política, muito menos em que continente fica o Egito  (e usa bota de salto plataforma). Por que ele a prefere? Pelo mesmo motivo que muitas optam pelo ilíaco do que pelo encéfalo.


É errado? Não. É injusto? Não. É triste? Não. É assim.

Eu revi meus conceitos. Depois de 22 anos de pura arrogância intelectual, resolvi que quero malhar e ficar magra e bonita. Não abandonei meus livros, nem meus filmes, nem minha dissertação de mestrado. Mas eu também não acho que só de inteligência vive o homem, porque o tesão acadêmico pode ser freado por questões físicas. Inteligência é afrodisíaco? Pra mim, é. Mas é só mais um complemento, junto com o bom humor, o companheirismo, a flexibilidade e a simpatia. (e o ilíaco)

O que é estranho? É que os homens sempre puderam preferir as gostosas e burras, mas agora quando são as mulheres que fazem essa escolha, o assunto pesa e machuca. Os homens sempre puderam fugir de casamento como a Amy do rehab, mas quando é a mulher que de jeito nenhum quer casar, pega muito mal.



Mudança de realidade incomoda, eu sei. Mas é assim que é. Se o homem pode ser chave mestra e abrir qualquer porta, mulheres não são meras fechaduras esperando pela gentileza do cara. 

Desculpa, mas nós somos pés de cabras, muito resistentes, prontas para arrombar qualquer portão.

4 comentários:

Carolina Lara disse...

Nem preciso te dizer que você com o seu final expressou lindamente o que eu pensei quando vi essa comparação de uma mulher com uma fechadura. Uma coisa que dói é que somos aquelas mulheres deslocadas bonitas e inteligentes, com iniciativa tão grande que não existe homem no mercado ainda que aguente o tranco dessa segurança em nós mesmas. Um amigo meu uma vez me disse: Carol, eu não namoraria com você, porque você é segura demais, e eu estou acostumado com mulher que dê piti até quando eu saio com meus amigos. Quando eu respondi: Eu sinto ciúmes, mas na dose necessária, e acho que o diálogo resolve as coisas além de ser ridículo colocar uma coleira em alguém, já que eu também gosto de sair sozinha mesmo namorando, eis que ele me responde: Você é uma espécie rara e exótica, não dá para aguentar o tranco de estar com você, porque a primeira visão você é lindinha e delicadinha, e quando você abre a boca, você tem conteúdo, tem atitude, sabe argumentar sobre n assuntos. Doeu? Doeu absurdos, eu não sabia aceitar como elogio ou se me sentia como um et. Naquele dia percebi que um dia vou arrombar o portão certo, enquanto isso, vou rindo dos pensamentos dos homens sobre eles mesmos e sobre as mulheres como no século 19, e das mulheres machistas que existem às pencas.

Rosa disse...

Mulher que dá piti: afastai de nós!
Homem acostumado com mulher dando piti: afastai de nós.

Adrilles Jorge disse...

Para além da fetichização física que destrói e embaralha as nossas próprias escolhas sócio-sentimentais e sexuais, você se esqueceu que a maior parte dos que se proclamam sofisticados, cultos ou inteligentes adotam uma pose de suposta sofisticação.O fenômeno da pseudo- intelectualidade (que é vasto) talvez explique em grande parte a atração de pessoas supostamente refinadas por idiotas de ambos os sexos. Os(as) pseudos talvez sintam a memória inconsciente do que eles realmente são e acabam por se sentir atraídos por seus respectivos pares em idiotia, que, por sua vez, não camuflam e não se envergonham por suas limitações intelectuais. A atração por idiotas, talvez, neste sentido, seja a materialização subconsciente da idiotice que se esconde nas subcamadas do ego, bloqueadas pelo superego. rs

grazi shimizu disse...

feliz com o retorno!
e uma coisa é certa: eu não quero nenhum homem que acha que eu tenho que ser do jeito que for. com certeza esse tipo não combina comigo. e provavelmente com você também não...