sábado, 5 de novembro de 2011

Colírio Nerd cinematográfico; westerns delícia

E nesse sábado lindo de tpm, venho cumprir o pedido de uma leitora querida, fazer um colírio nerd do delícia do Clint Eastwood. Não que a sugestão não seja magnífica, mas é que essa semana, um outro colírio (menos colírio, mais nerd, mas é dai que vem todo o charme) faz aniversário. Um gênio do cinema, o delícia Charles Bulldog Bronson! Então, vamos fazer um colírio nerd duplo, VEM GENTE!


Definitivamente: não se fazem mais homens como Clint Eastwood! Um homem que ganha 4 óscares (gente, adorei o plurar de Oscar), ator, produtor, diretor e gato. Gato até assim:



Mimimi estético à parte, Clint foi o HOMEM da trilogia dos Dólares do Leone (e quem não sabe do que tô falando, corre lá no google que vale muito à pena descobrir!). 
Pesquisando a filmografia dele, encontrei uma citação genial do Leone sobre ele:
"Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. Uma com o chapéu e outra sem ele."  Isto é, caríssimos, um homem de verdade: diz tudo que tem pra dizer com duas expressões. Aí sim, né?



Já que eu não levo jeito pra wikipedia, não vou ficar falando de todos os filmes do wowo, vou para as partes mais quentes e tentadoras do nosso colírio. Pergunto:
Que mulher em sã consciência resistiria a:
- um galã, ator, diretor, produtor,  cantor, político (que votou no Arnoldão!) E muso-inspirador do Stephen King;
- Muso-inspirador de uma música do Van Halen;
- Diretor do Mystic River (ok, mimimiblablabla tem outros filmes geniais, mas eu sou a pessoa autoritária que escreve esse post, logo, falo o que eu quiser. hahah Brincaeira, sugestões e comentários são bem vindos).
- pai de 7 filhos com 5 mulheres diferentes: HAJA FÔLEGO!

Hollywood não é só, portanto, uma fábrica de rostinhos bonitos e pouco sensuais (Leonardo di Caprio e cia limitada!) apesar de parecer. Já houve (o passado cabe bem aqui), muito homem muito macho. E aí que o Clint sai um pouco de cena e entra o nosso já póstumo aniversariante:  Bronson.
Bronson não era bonito, ok. Bronson não era exatamente atraente, Bronson não era um galã. Mas Bronson era homem de verdade, MUITO, MUITO MAIS QUE CHUCK NORRIS. (E até minha mãe acha!). Bronson povoará eternamente o imaginário feminino, não importa de que época (né, mãe!?)


Eu poderia pedir pro meu querido Caio falar um pouco sobre Westerns para explicar o tesão irreparável que o Bronson é, mas vou simplificar em uma frase: ERA UMA VEZ NO OESTE. Tá bom ou quer mais? Um dos melhores filmes do mundo, e quem é a máquina de testosterona que o move?

Se eu ficar falando mais e mais, ninguém vai ler o post que vai ficar longo. aquilo sim é que era homem é o pensamento que povoa quando pensamos nos nossos colírios. Não abandonem os westerns, mulheres, é um dos gêneros mais legais do universo cinematográfico: convençam-se também.

Pistoleiros, no fundo, a gente ama vocês...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, sobre o tesão por eles eu não sou sabido não. Mas que a dupla era da pesada, ah, isso era! Creio que sejam homens de outrora mesmo, e um heterossexual que tem convicção das suas escolhas pode falar sem medo nenhum: os dois eram bonitos. Não necessariamente apenas pela aparência, mas por tudo aquilo que representavam. E o detalhe curioso: Bronson foi nosso grandioso Harmonica aos 47 anos. Sangue de bugre o deixou conservado, sabe-se lá como.

Alexandre Piccolo disse...

Há quem diga que o western, mutatis mutandis, é um gênero artístico (moderno) similar à tragédia clássica (ateniense). Será q vale a pena arriscar "imitação da ação de homens nobres/elevados"? Enfim, dá pra falar do papel do destino (quase sempre proeminente) na trama, dos personagens modelados como figuras (quase) divinas, da hybris que desencadeia decisões irrevogáveis, do autorreconhecimento (em "Era uma vez no Oeste", isso é central), e de outros pontos comuns... papo interessante pra se aprofundar num bom boteco.

Bem, pra voltar ao colírio, não sei se isso já foi debatido entre as desamélias, mas já notaram a semelhança do Clint-jovem e do Volverine-Jackman em algumas fotos? Eis algumas...